Qual o Futuro da Área Fiscal no SAP?

Diante do dinâmico e desafiador contexto em que operamos, estar atualizado sobre as transformações na esfera fiscal é crucial para a viabilidade do seu negócio. Recentemente, promovemos um Webinar sobre O Futuro da Área Fiscal no SAP,  e compilamos neste blog as principais dúvidas respondidas por nossos especialistas: Daniel Medeiros e Alexandre Nascimento durante a transmissão.

Exploramos questões estratégicas relacionadas ao SAP e TAX, incluindo:

  • As mais recentes evoluções no âmbito da Reforma Tributária;
  • Os principais impactos da Reforma Tributária no contexto do SAP

1. O que é DRC? Só conheço o TDF e J1BTAX. 

Resposta: DRC é o produto de relatórios legais com o mesmo propósito do TDF, porém com uma arquitetura diferente. Enquanto o TDF é instalado em uma base separada do ERP, o DRC-BR é embarcado no S/4HANA, funcionando exclusivamente dentro do S/4HANA, ou seja, é instalado no core do S/4HANA.

2. O DRC é a evolução do TDF (Document Report and Compliance)?

Resposta: No ano passado, diríamos que seriam soluções com benefícios distintos, dependendo do ambiente ao qual seriam implantadas. No entanto, nos últimos meses a SAP vem adotando a diretriz de implantar prioritariamente o DRC-BR, estimando o fim do suporte ao SAP TDF em 31.12.2027, ou seja, se esta previsão se concretizar, o DRC-BR poderá ser considerado como uma evolução do SAP TDF.

3. Havia entendido que o DRC seria apenas um substituto do TDF (Reports fiscais dentro do SAP) e não teria a mesma funcionalidade de mensageria com a SEFAZ. Está correto esse entendimento?
 
Resposta: Sim, seu entendimento está correto. O encerramento do suporte para o GRC está previsto para o final de 2025, enquanto o SAP TDF tem um roadmap para ocorrer no final de 2027. 

4. O que a SAP diz sobre a área de serviços? O DRC Cloud atende todas as obrigações relacionadas a NFE de serviços (mensageria, legal reporting) a nível federal e municipal?
 
Resposta: A SAP oferece o DRC NFS-e outbound para comunicação com as prefeituras via Webservice. No entanto, é possível realizar customizações para atender outras prefeituras. Quanto à NFS-e inbound, é compatível apenas com as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro até o momento.
5. Atende ECF e ECD?​
 
Resposta: Sim, de forma Standard o ECD e parcialmente o ECF. Visto que os registros referentes a apuração devem ser tratados de forma complementar.
 
6. Se eu tenho a solução da Thomson, não precisarei da interface de Cargas?​
 
Resposta: Para o TDF ou DRC é online a integração, via SLT ou banco a banco.
 
7. Se tenho o Tax One, quando implantar o S4 precisarei migrar para TaxOne for SAP? O que é BTP? O conceito da namespace para TaxOne continua no S4, as mesmas customizações feitas no ECC poderão ser migradas para S4?

Resposta: Não é necessário reimplantar o OneSource TaxOne quando sua empresa migrar para o SAP S4/HANA. O BTP é uma plataforma Cloud da SAP que disponibiliza aplicações com integrações nativas com o S/4 HANA. E, por fim, sim, o conceito da Namespace se mantém para o S4.

8. Alguma grande empresa no Brasil já está rodando com o DRC? 

Resposta: Sim, existem empresas "rodando" tanto para o DRC Report Fiscal, como para a solução DRC Nfe Cloud (Outbound e Inbound).

9. Qual a recomendação da Adejo, sobre o momento ideal de começar as mudanças e adequações nos ambientes SAP TDF/ DRC, com relação a Reforma Tributária? Visto que ainda existem muitas indefinições que virão do Congresso.​

Resposta: Temos orientado nossos clientes a realizar uma avaliação para identificar quais processos serão mais impactados pela reforma tributária, além de elaborar um roadmap e priorizar quais lacunas já podem ser tratadas.

10. O Motor de cálculo da TR também será atualizado de forma Standard. Qual ação a empresa que utiliza a​mesma deve tomar para se preparar?

Resposta: O motor de cálculo da Thomson Reuters será atualizado para atender a reforma tributária, porém é necessário realizar um assessment para identificar quais processos devem ser adequados para atendimento da Reforma Tributária.

11. Quem está no SAP ECC será obrigado a migrar para o SAP S/4HANA a partir de 2027? Ou pode ser mantido o ECC e somente o banco de dados que deve ser HANA?​

Resposta: Pelo Roadmap apresentado pela SAP sim, terá que migrar para o S4 HANA as empresas que não tiverem atualizado no EHP até final de 2027, para as empresas que estão com o EHP 8 terão até 2032.

12. Para quem atua hoje com SAP ECC, o Tax One for SAP atenderia? O seria mandatório para estarmos com S4Hanna?

Resposta: Sim, é possível utilizar o TaxOne for SAP com o SAP ECC, porém se fazem necessários alguns investimentos em infraestrutura para hospedar o TDF no banco HANA.

     

    Assista o Nosso Webinar Exclusivo na Íntegra! 

    Se você perdeu a transmissão ao vivo, não se preocupe! Disponibilizamos a gravação do nosso webinar exclusivo sobre “O Futuro da Área Fiscal no SAP”. Clique Aqui para assistir e garantir que você esteja totalmente atualizado. 

    Esteja preparado para as mudanças que 2024 trará para o cenário fiscal. Agende uma conversa com um dos nossos especialistas para encontrar a solução ideal para sua empresa. Fale Conosco.