Enquanto o mercado discute os impactos da Reforma Tributária, a Adejo já prepara seus clientes para sair na frente. Estávamos no início de 2025, quando a Chevron, uma das grandes empresas mundiais do ramo energético e petrolífero, identificou a necessidade de um diagnóstico em seu ambiente tecnológico e de sistemas para se antecipar às mudanças na legislação brasileira.
O que entregamos superou todas as expectativas. Nossa solução de mapeamento não se limitou a apontar o que precisava ser ajustado hoje. Ela evidenciou lacunas e antecipou a demanda por soluções que ainda nem existiam no mercado. Brechas que, se ignoradas, poderiam se tornar gargalos críticos amanhã.
Imagine o valor de poder enxergar tão longe no futuro da nova lógica tributária. Os insights gerados impactaram diretamente a relação da Chevron com fornecedores de tecnologia, o preparo das áreas internas e a segurança orçamentária da empresa.
Foi exatamente isso que a Adejo entregou. Porque, enquanto muitos ainda planejam, nós atuamos. E nossos clientes sabem que podem contar com uma parceria sólida para proteger seus negócios e liderar com confiança.
A Reforma Tributária (RT) representa um salto na digitalização e integração dos processos fiscais e financeiros no Brasil. Para isso, exige atualização contínua dos sistemas empresariais, automação dos processos e aderência total ao compliance digital.
Fica claro que essas mudanças estão fundamentadas em tecnologia. Empresas que se antecipam, articulando área fiscal, TI, projetos e parceiros externos, serão aquelas que estarão na vanguarda do novo regime tributário.
Com a palavra, Paulo Mello, que atuou como Indirect Taxes Advisor pela Chevron durante todo o projeto com a Adejo:
“Eu insisto nesse ponto: não dá para sobreviver na Reforma Tributária sem tecnologia. Os processos
ficaram mais complexos, mais demandantes. E a maioria das empresas não vai
ter como fazer isso com o time que tem.”
O mapeamento dos impactos da Reforma Tributária nos negócios não pode mais esperar. Com análises modulares ou completas, a Adejo entrega uma visão clara e objetiva para orientar, de ponta a ponta, as empresas na adaptação às novas exigências.
Oferecemos uma visão panorâmica dos macroprocessos, processos e subprocessos das organizações, identificando aqueles que serão impactados direta ou indiretamente pelas mudanças previstas.
|
Mapa de Tributos |
Utiliza a Calculadora RT para analisar e comparar a tributação atual com o modelo proposto pela Reforma, abrangendo todas as esferas (federal, estadual, municipal) e múltiplos cenários fiscais. |
|
Mapa de Operações |
Examina cuidadosamente o impacto nas principais operações da empresa, incluindo entradas, saídas, Comércio Exterior, logística, finanças, equipes, entre outros. |
|
Mapa de Tecnologia |
Identifica os principais sistemas que se relacionam diretamente com a RT, como soluções fiscais e de Comex, ERP, mensageria, processos manuais, integrações e customizações, evidenciando lacunas e pontos críticos. |
A avaliação do ambiente sistêmico permitiu que a liderança da Chevron atuasse com mais assertividade no acompanhamento e no monitoramento do progresso dos fornecedores de tecnologia. Com base nesse diagnóstico, foi possível negociar e alinhar estratégias com parceiros de ERP, mensageria, soluções fiscais e outras plataformas, definindo com clareza o escopo e a prioridade de cada entrega.
“A avaliação do ambiente antecedeu os projetos de configuração do ERP, do Tax One, da mensageria
para a nossa nota fiscal eletrônica. Ela gerou subsídios para esses projetos. Em termos de
escopo, de esforço, de complexidade e, naturalmente, de custo. E ainda fez com que os
fornecedores se preparassem melhor para nos atender.”
Os relatórios também trouxeram contribuições relevantes para outras áreas da companhia, como supply chain, departamento jurídico, contratos e TI, evidenciando pontos de atenção em um cenário de constante evolução tecnológica e regulatória. Esses achados tornaram-se insumos importantes para o planejamento e o orçamento da companhia em 2026.
“A Reforma Tributária é amanhã. Então, sugiro cercar-se de consultorias e fornecedores
preparados. Porque eles gastam 100% do tempo estudando o assunto em detalhes,
construindo soluções. Você não pode fazer isso. O dia tem 24 horas para todos e você
tem que gastar uma parte relevante do seu dia com o seu business.”
|
A foto ao lado é um registro da apresentação que a Adejo liderou no recente Confeb Connect, realizado no Rio de Janeiro.
No palco, Alan Berne, nosso Head de Reforma Tributária (à direita), e Paulo Mello (à esquerda), representando a Chevron, onde atuou como Indirect Taxes Advisor durante todo o projeto de mapeamento. |
Mais do que falar sobre o que fazemos e como transformamos negócios, valorizamos ouvir quem trilha essa jornada conosco. Com a palavra, Paulo Mello, destacando a importância da nossa atuação:
“O diferencial da Adejo é a combinação do conhecimento fiscal provado em todos esses anos
de mercado, juntamente com as soluções de tecnologia (...) A Adejo é um parceiro relevante
nesse processo, não só na questão dos levantamentos que eles fazem, mas também
no entendimento do negócio e da implementação dessas tecnologias.”
A Reforma impõe uma jornada complexa, marcada por incertezas e desafios setoriais. Mas casos como o da Chevron mostram que planejar e agir desde cedo, com base em dados e visão sistêmica, é o que permite enfrentar as mudanças com segurança e clareza de direção.
Para apoiar as empresas neste momento, a Adejo oferece um portfólio completo de serviços e soluções. Nosso objetivo é adaptar e evoluir processos, tecnologias e operações, com foco no atendimento integral às novas exigências legais — elevando, assim, o nível de governança dos negócios.
Estamos à disposição para uma conversa sobre como nosso portfólio pode gerar valor para sua empresa.